Down to content

Construção Sustentável e Engenharia Verde

Como pode a Tensar beneficiar a todos

Existem várias situações onde os produtos e os sistemas da Tensar podem trazer benefícios de sustentabilidade a qualquer projeto:

Redução de resíduos: os Sistemas de Estabilização de Solos da Tensar, não só reduzem a espessura da camada dos agregados até 50% e muitas vezes a quantidade de material a ser escavado e eliminado, como também permitem a utilização de agregados reciclados. Os Sistemas de Muros da Tensar podem utilizar material de enchimento secundário, como resíduos de minas de carvão ou cinzas de combustível pulverizado e os Sistemas de Taludes da Tensar podem geralmente utilizar o solo local como material de enchimento.

Redução de carbono e eficiência energética: os materiais de construção tradicionais, tais como aço, betão e cal exigem quantidades consideráveis de energia com carbono incorporado para produzir. A estabilização mecânica do solo e as estruturas de solo reforçado exigem menos energia quando comparadas com as soluções tradicionais. Uma Estrutura tipica de Contenção de Solos TensarTech pode ser construída a um terço do custo da energia de uma estrutura de muro em betão armado. O betume também tem uma alta incorporação de carbono e energia. Os sistemas de reforço de asfalto que prolongam a vida útil dos pavimentos asfálticos podem contribuir para a sustentabilidade global da estrada.

Conservação dos recursos hídricos: os produtos Tensar podem ser parte integrante dos últimos Sistemas de Drenagem Urbana Sustentável, com geogrelhas para estabilização dos solos e para as camadas de fundação dos sistemas de pavimentos permeáveis e Tensar Mat para a proteção contra a erosão em valas.

Minimizar o impacto sobre o meio ambiente local: Para projetos remotos, como parques eólicos e estradas de acesso "flutuantes" a redução do impacto sobre a hidrologia de paisagens de solos de terra vegetal resulta num impacto menor na flora e fauna junto à estrada. Os produtos Tensar são quimicamente inertes e não afetam o ciclo natural da água.

Reduzir a circulação dos veículos significa menos passagens de camiões por aldeias ou zonas rurais; os sistemas Tensar incentivam a utilização da vegetação natural, ao invés dos acabamentos rigidos de engenharia.

Seja qual for o projeto, podemos ajudá-lo a encontrar uma solução sustentável

Ao longo de mais de 30 anos, as soluções inovadoras da Tensar desenvolveram um registo ambiental invejável em todo o mundo, estando disponível uma vasta gama de casos de estudo e catálogos. Os nossos engenheiros experientes podem aconselhá-lo sobre a escolha certa para o seu projeto – você mesmo pode calcular a poupança de carbono usando Tensar TriAx no seu projeto com a nossa Calculadora de Emissões de Carbono (CO2).

Need help?