Down to content

Drenagem Urbana Sustentável (SUDS)

A ideia é ter uma abordagem flexível e replicar a drenagem natural para tirar a água suja e escoá-la superficialmente, recolhendo-a, armazenando-a e limpando-a antes de a libertar lentamente de volta para o meio ambiente, muitas vezes através de cursos de água.

SUDS deve usar pouca ou nenhuma energia (além da luz solar), deve ser fácil de gerir, resistente e ambiental e esteticamente atrativa. Tais sistemas podem ser projetados para funcionar na maioria dos ambientes urbanos, desde áreas de superficies rigidas a suaves recursos paisagísticos, e podem incorporar uma gama de diferentes componentes e métodos de controlo:

  • Tiras de filtro e valas
  • Superfícies permeáveis e drenos de filtro
  • Dispositivos de infiltração
  • Bacias e lagoas

Como pode a Tensar ajudar

A Tensar tem uma gama de produtos que podem ser parte integrante de um projeto de drenagem SDUS. Dividem-se em duas categorias:

Melhoria estrutural dos pavimentos porosos utilizando as geogrelhas inovadoras da Tensar como as SC Intergrid™ para estabilizar mecanicamente as fundações dos sistemas de pavimentos permeáveis

Controlo da erosão de canais usando vários materiais no controlo da erosão em depressões, valas e lagoas, incluindo o Tensar Mat, facilitam a estabilização da vegetação natural, reforçando a sua resistência à erosão a inundações ocasionais

Need help?