Down to content

Reforço de Asfalto

Controlando a reflexão de fendas com a Tensar

A reflexão de fissuras em pavimentos de asfalto ocorre geralmente sobre a junta da base das lajes de betão ou nas fissuras em camadas ligadas de cimento. Também pode ser causada pela expansão, contração e flexão do movimento termicamente induzido do substrato ou assentamentos diferenciais nos projetos de ampliação onde o antigo e o novo se encontram ligeiramente.

Como as geogrelhas de asfalto da Tensar e compósitos podem ajudar

As geogrelhas de reforço de asfalto da Tensar interagem com a camada de ligante betuminoso adicionando rigidez à tração, limitando tensões no asfalto e reduzindo o desenvolvimento de fissuras (quando estas se estão a desenvolver, são muitas vezes de tamanho reduzido). As geogrelhas estruturais de asfalto podem também reduzir os sulcos de superfície associado a misturas de baixa rigidez sujeita à passagem de rodados lentos e pesados em altas temperaturas. Os compósitos de asfalto são geogrelhas unidas a um geotêxtil que absorve o betume da camada ligada e pode funcionar como uma membrana de alívio de tensões (também conhecida como Stress Absorbing Membrane Interlayer ou SAMI). O geotêxtil também pode atuar como uma barreira que ajuda a evitar que a água entre nas camadas inferiores do pavimento.

Os benefícios

Reduzir a fissuração por fadiga: o reforço pode reduzir a deformação de tração induzida pelo tráfego na parte inferior da camada de asfalto que leva à fissuração.

Reduzir a fissuração por fadiga: o reforço pode reduzir a deformação de tração induzida pelo tráfego na parte inferior da camada de asfalto que leva à fissuração.

Controlo de fissuras devido aos assentamentos diferenciais: utilizando as geogrelha Tensar TriAx™ nas ampliações de estradas para estabilizar a nova camada de agregados não ligados com um alto módulo de reforço de asfalto, podem reduzir-se as fissuras longitudinais causadas por assentamentos diferenciais.

Reduzir a formação de sulcos na superfície: a inclusão de uma geogrelha estrutural de asfalto que se interbloqueia com a mistura de asfalto pode restringir o movimento lateral associado a sulcos na superfície em misturas de baixa rigidez.

Solução comprovada

Nos últimos 25 anos, os sistemas de reforço de asfalto da Tensar foram submetidos a intensas pesquisas independentes e testes nas principais instituições internacionais, incluindo a Universidade do Reino Unido de Nottingham com experiência de desempenho adquirida em muitas instalações monitorizadas em muitos países.

 

Need help?