Down to content

Suporte de Via Férrea

Manutenção e Renovação da Via Férrea

Para a ferrovia em todo mundo, uma má geometria da via e a perda de alinhamento dos carris são motivos comuns para restrições de velocidade e de trabalhos de manutenção da via. Mas a tecnologia Tensar oferece uma solução comprovada para reduzir substancialmente a manutenção da via-férrea. As nossas geogrelhas têm sido usadas desde o início de 1980 para estabilizar balastros de via-férrea, sendo objeto de intensas pesquisas independentes e testes aprovados pela Administração de Infraestruturas Ferroviárias do Reino Unido (Network Rail) e pelas Autoridades Ferroviárias Nacionais em todo o mundo.

Como pode beneficiar

Em comparação com a construção tradicional de balastro, a criação de uma camada de balastro estabilizada mecânicamente, pode:

  • Manter a geometria da via por mais tempo
  • Reduzir o tamanho dos assentamentos do balastro
  • Reduzir a degradação do balastro causada pelo tráfego
  • Prolongar os ciclos de manutenção por um fator de três
  • Estabilizar o balastro por mais de 20 anos

Novas linhas

A construção de novas vias sobre sub-bases fracas ou heterogéneas podem beneficiar com a utilização de geogrelhas Tensar, proporcionando um reforço do solo de fundações de aterro e também uma estabilização mecânica nas camadas granulares do sub-balastro, reduzindo a sua espessura em cerca de um terço.

Como pode beneficiar

Em comparação com a construção tradicional de balastro, a criação de uma camada de sub-balastro estabilizada mecânicamente, pode:

  • Cortar nos custos e tempo de construção através da redução do sub-balastro necessário para a mesma capacidade de carga
  • Podem ser reduzidas as profundidades de escavação da sub-base e respetivo volume de desperdicio
  • Reduzir a quantidade de materiais, proporcionado um solução mais sustentável

As duas principais áreas de aplicação em balastro

Existem duas áreas onde as geogrelhas Tensar podem ser usadas para estabilização do balastro da infraestrutura ferroviária:

  • Reforçando a camada de balastro reduzindo as deformações do balastro e o tamanho dos assentamentos, podendo prolongar os ciclos de manutenção com enormes benefícios para toda a vida.
  • Melhorar a fundação da via, estabilizar a camada de sub-balastro, aumentando a capacidade portante sobre sub-bases moles, pode reduzir a espessura da camada de sub-balastro, custos, tempo e poupança de carbono.

Need help?