Down to content

Otimização do Pavimento

Convencionalmente, os restritos e onerosos métodos de cálculo de pavimentos e as práticas de construção apresentam desafios cada vez maiores para os engenheiros de estradas, empreiteiros e proprietários. Orçamentos de construção de estradas estão sob crescente pressão para oferecer melhor valor e desempenho por menos dinheiro.

É do conhecimento geral que a prática de instalação de uma "seção típica de pavimento" está a revelar-se problemática. As exigências excessivas para a planta, trabalho e recursos materiais, juntamente com programas contratuais longos podem ser um desafio. Isso pode causar riscos adicionais, tempo e dinheiro, devido ao aumento das cargas de tráfego na rede rodoviária. Outras questões incluem estruturas de pavimentos inadequados, orçamentos de manutenção mais baixos e aumento dos custos dos materiais.

Estas questões têm obrigado os engenheiros rodoviários a procurar alternativas de engenharia de valor para as estratégias convencionais que tradicionalmente contavam para avaliar os seus projetos. Além disso, um número crescente de engenheiros de rodovias estão a adotar o Sistema de Otimização de Pavimento Tensar Spectra®, incorporando a geogrelha TriAx® da Tensar, para otimizar o cálculo dos pavimentos e técnicas construtivas.

Sistema Spectra combina a geogrelha TriAx da Tensar com o preenchimento de agregado para criar uma camada mecanicamente estabilizada (MSL), que é significativamente mais rígido e mais robusto do que uma camada convencional de agregado não ligado. As caraterísticas estruturais avançadas da MSL permitem ao projetista obter um melhor desempenho de toda a estrutura do pavimento, resultando numa construção mais económica, com redução de riscos, melhoria de desempenho, redução do desperdício e maior vida útil.

Tensar Spectra Pavement System

Pavimentos projetados com o Sistema de Otimização de Pavimento Spectra oferecem:

  • Extensão significativa da vida útil do pavimento devido ao melhor desempenho da camada estabilizada mecanicamente
  • Custos de construção reduzidos devido à otimização da configuração da camada do pavimento
  • Otimização dos custos de ciclo de vida e do valor total máximo
  • Reduções das quantidades do agregado e asfalto e programa de construção associado

Need help?