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Benefícios para o cliente

Redução de: espessura das camadas, emissões de carbono, tempo de construção e segurança no acesso

O Problema

Uma das exigências passava pela capacidade do acesso em aguentar transportes pesados sobre solos arenosos para o acesso às plataformas bem como ao novo parque eólico em construção. As vias de acesso tinham de ter capacidade para suportar tráfego que podiam ser veículos de construção ou veículos de transporte de turbinas ou gruas

A solução

Para o acesso à estrada bem como à plataforma de trabalho, foi utilizada uma camada do produto Tensar TriAx®, o qual foi fixado mecanicamente, juntamente com 250 mm de pedra não local (tout-venant) colocada sobre uma camada de areia

Descrição do Projeto

O projeto envolveu a montagem de 5 turbinas. Foram construídas novas vias de acesso para separar as diferentes plataformas necessárias para as operações de elevação. A largura da via no topo da estrada de construção é de 5m, contudo deveremos ter em conta que a largura da base da estrada é por norma maior do que esta, e está dependente da largura final da via de construção.

Para receber o tráfego que iria realizar a entrega da pedra até ao local, e posteriormente os veículos de descarga das turbinas, estimou-se o seguinte volume de tráfego através de uma via de acesso a duas plataformas de trabalho:

750 camiões (Tara de 20toneladas payload) para entrega geral

100 camiões (6 m³) auto-betoneiras

100 camiões (Tara de 24 toneladas) para entrega de partes das turbinas eólicas  

A deformação limite considerada para esta via foi  de 40mm, tomando este valor como referência.

Para as plataformas de trabalho, de forma a prever operações de grua (elevação), foi feito um ensaio de carga para 200kN/m2, com a carga a ser aplicada na superfície do material Tensar MSL.

Um fator de segurança >2,5 é obtido quando esta carga é aplicada a uma espessura de 250mm de uma camada de solo compactado.